Seguidores

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Armando Boni

Armando Boni (Castelfranco Emilia, 18861946) foi um engenheiro italiano radicado em Porto Alegre, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul.

Nascido em uma comuna da região da Emília-Romanha, na província de Módena, Armando Boni estudou nas universidades de Bolonha e Parma. Foi casado com Giuditta Lupi Boni, com quem teve cinco filhos brasileiros.

Em 1910, ele chegou a Porto Alegre. Devido à formação abrangente comum aos profissionais da época, desenvolveu vários projetos arquitetônicos, dentre residências e edifícios, em Porto Alegre e em outras cidades gaúchas, incluindo projetos e cálculos estruturais de barragens, estradas e grandes reservatórios para tratamento de água e hidrelétricas.
Armando Boni também lecionou na então Escola de Engenharia de Porto Alegre, hoje Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo sido o primeiro engenheiro a dedicar-se à utilização de concreto armado na cidade.
Juntamente com suas atividades de engenharia, ele organizou e dirigiu uma fábrica de artefatos de cimento armado, a FERCO, com a colaboração dos filhos Danilo, Oliviero e Benito Boni.



   Duas obras de destaque de Armando Boni estao nos Bairros Floresta e no Moinhos de vento. A casa em que viveu o arquiteto, na Marques do Pombal(Proximo ao Moinhos de vento) e o palacinho, na Cristovao Colombo(Bairro Floresta).

Nenhum comentário:

Postar um comentário