Seguidores

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Aqualoucos, lembranças do passado

     Oa aqualoucos eram um grupo formado dentro do Grêmio Náutico União, sede do Moinhos de vento, e que se transformou num grande sucesso por quase 20 anos. Tive oportunidade de assisti-los por duas vezes, uma no próprio União e outra no Leopoldina Juvenil, numa abertura de temporada das piscinas.
   E essa semana acabei achando uma matéria feita por Fernanda Paiva, que não sei ao certo se é a mesma que faz parte da assessoria de imprensa do União, mas que me fez voltar ao passado e conhecer um pouco mais a história desse grupo tão irreverente que divertia adultos e crianças aqui de nosso bairro e de bairros vizinhos, cidades vizinhas e tantos outros  lugares onde se apresentaram.O grupo surgiu em 1953 e era formado por integrantes do departamento de saltos ornamentais do clube. Na matéria lembrei tambem a encenação que faziam quando um de seus integrantes escolhia um prédio próximo (e alto) da piscina e dizia que iria saltar, mas com um pequeno e rápido gesto acabava jogando um boneco, para delirio (e pavor de alguns), dos expectadores. Enfim , são coisas da infância que não voltam mais, mas que ficaram para sempre gravadas nas cabeças de quem teve o privilégio de assisti-los.

2 comentários:

  1. Boa noite.
    Bem interessante este comentario,comentario sobre um grupo que marcou epoca como foi bem dito por quem postou este.
    Eu fui atleta do hj extinto departamento de saltos ornamentais e u fui tbm um dos integrandes do grupo de agualoucos do Gremio Nautico Uniao, umgrupo que nao se renovou e ficou na saudade e lembrança de quem teve a oportunidade de assistir nossas apresentaçoes, fui entrevistado pelo Professor e radialista Rui Carlos Ostermam da RBS,que editou um livro sobre o Gremio Nautico Uniao e Porto Alegre. Nosso grupo era formado por doze pessoas hj infelizmente por conta do destino alguns ja nao estao mais entre nos..Gostaria de postar algumas fotos em meu comentario mas nao consegui como faze lo.
    Fica aqui meu abraço a pessoa que postou o comentario inicial e a todos que leram este comentario.
    O gremio Nautico Uniao neste ano completou 110 anos, sua fundaçao foi no dia 1 de Abril de 1906.
    Minha atividade hj no clube e jogar Tenis e sou conselheiro do clube.Lembro de uma apresentaçao nossa no Juvenil onde andavamos num cabo de aço sobre a piscina.
    Forte abraço a todos.
    Newton Herculano Carneiro Pinto

    ResponderExcluir