Seguidores

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Theo Wiederspahn-Arquitetos

Hospital Moinhos de Vento

Shopping Total(Floresta)

Personalidades Históricas do RS
Theodor Wiederspahn
  Theodor Wiederspahn (mais conhecido como "Theo Wiederspahn") nasceu na Alemanha, em 19/02/1878. Formou-se na Escola de Construção de Wiesbaden, em 1894.  Migrou para o Brasil em 1908, para trabalhar na Viação Férrea, que não ocorreu por problema de contrato.  Passou, então, a trabalhar como arquiteto do Escritório de Engenharia do engenheiro Rudolf Ahrons (portoalegrense, que se formou engenheiro civil na Escola Politécnica de Berlim, em 1903), onde trabalhou até 1914, quando a firma foi fechada por causa da 1a. guerra mundial.  Após a guerra, fundou sua própria firma, que faliu em 1930, por causa da crise que assolou a economia mundial naquela época.
Em 1933, com a exigência de registro profissional, foi rebaixado para a categoria de "construtor licenciado". Passou, então, a trabalhar para a Igreja Evangélica de Confissão Luterana, onde teve suas atividades novamente interrompidas durante a 2a. guerra mundial,  em função de perseguições políticas. 
Faleceu em 12/11/1952, aos 74 anos.
Theodor Wiederspahn deixou sua marca e estilo em vários prédios conhecidos e históricos de Porto Alegre, como:  Delegacia Fiscal (atual MARGS), Correios e Telégrafos (atual Memorial do RS), Banco da Província (atual Santander Cultural), Hotel Majestic (atual Centro de Cultura Mário Quintana), Edifício Chaves, Cine Guarany, antiga Cervejaria Bopp (que se transformou, após sucessivas fusões e vendas, numa unidade da Cervejaria Brahma, que foi desativada em 1998), Central Telefônica Ganzo, Edifício Ely, Faculdade de Medicina da UFRGS, Bier e Ulmann, Moinho Chaves, Hospital Moinhos de Vento, e outros.
(Fonte de informações: placas informativas internas do prédio histórico, que constitui atualmente o Memorial do Rio Grande do Sul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário