Seguidores

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

América X Largo Abelard Jacques Noronha

    Continuando a Série que conta um pouco da história das ruas da Floresta e do Moinhos de Vento, hoje vou falar da Avenida América(Floresta) e do Largo Abelard Jacques Noronha(Moinhos de Vento).

   Embora seja o nome de um continente, América tambem é o nome de um dos mais tradicionais clubes de futebol do Brasil, que como curiosidade tem um dos mais belos hinos composto por Lamartine Babo.Mas é claro que o nome da rua é em homenagem ao continente, conhecido tambem por ter no futebol seu principal esporte.
   A Avevida América é uma via pública pertencente ao bairro Auxiliadora, mas que passa pela Floresta, pois começa na Rua Quintino Bocaiúva e termina na Avenida Maryland. Pertence a um dos primeiros loteamentos implantados naquela área da cidade em fins do século passado, por iniciativa do Coronel Manoel Py, figurando na planta municipal de 1896(Fonte-Guia Histórico de POA).
Viúva de Abelard jacques Noronha na sala  dos Ex-Presidentes do Inter


logr adouro público localizado entre a Rua Mostardeiro e o Parque Moinhos de Vento, no Bairro Moinhos de Vento. 


O caiense Abelard Jacques Noronha foi presidente do Inter nos anos de 1943 e 1944, tendo sido campeão gaúcho nos dois anos.
Segundo conta sua viúva, Abelard era realmente apaixonado pelo clube. Tanto que escrevia um diário descrevendo todos os jogos do seu time. Era um estudioso do futebol e, conforme relata o cronista Wianey Carlet,  "era considerado grande entendedor de futebol.
Abelardo era um homem elegante, alto, magro, usava gravata com alfinete de ouro e abotoaduras. Sempre que o Internacional perdia um treinador e estava com dificuldade para encontrar um substituto, alguém lembrava, invariavelmente:
- Chama o Abelardo.
E lá ia o homem do alfinete de ouro e abotoaduras. Orientava treinamentos, definia escalação e comandava o time até o Inter encontrar um profissional da área."
Abelard foi treinador do Inter em duas ocasiões, nos anos de 1960 e 1963.


Nenhum comentário:

Postar um comentário