Seguidores

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Floresta X Moinhos de Vento(História)




      FLORESTA-Foi área de chácaras, sem nenhum plano de arruamento, até a época da Revolução Farroupilha. O único melhoramento urbano de que existe noticia, então, era um grande valo aberto paralelamente ao caminho novo, mas à meia distância entre ele e a atual Cristovão Colombo, e que se destinava a recolher as águas que desciam do espigão da Estrada dos Moinhos de Vento.(Fonte-Porto Alegre-Guia Histórico)
   A principal rua do bairro era justamente a "Rua da Floresta", por isso o nome do bairro é Floresta e não como muitos pensam, por causa da grande variedade de plantas no local.A Rua passou a se chamar "Cristovão Colombo"em 12 de Outubro de 1892, devido ao Centenário da descoberta da américa pelo navegador Cristovão Colombo.

MOINHOS DE VENTO-Curiosamente o Moinhos de Vento tambem tem seu nome em homenagem à sua principal Rua na época a Rua Moinhos de Vento, hoje 24 de Outubro. E a origem do Nome "Moinhos de Vento"está associado aos Moinhos que fizeram parte da arquitetura do bairro, principalmente ao existente no cruzamento das ruas Barros Cassal com a Avenida Independência, onde o morador Antônio Martins Barbosa possuia um Moinho.
  A abertura do Prado Independência deu progresso ao Bairro, que em 1959 foi para o Cristal e em seu lugar foi implantado o Parque Moinhos de Vento-(Parcão).(Baseado nas Informações do Guia Histórico).

Nenhum comentário:

Postar um comentário