Seguidores

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Campos de Cima da Serra


Campos de Cima da Serra é um dos compartimentos da unidade de paisagem denominada Planalto Meridional, norte do RS. O Planalto Basáltico, também denominado Meridional, é o resultado de derrames e intrusões magmáticas relacionadas à Bacia do Paraná.
Os Campos de Cima da Serra localizam-se na porção nordeste deste planalto e possuem altitudes médias em torno de 1000m. O relevo assume formas de colinas e na borda leste apresenta escarpas que dão origem a vários cânions. A paisagem natural é definida a partir da cobertura vegetal predominante de campos entremeados por formações florestais, principalmente junto aos vales dos rios.
O clima na região dos Campos de Cima da Serra é do tipo Subtropical IVb (Muito úmido com Inverno frio e Verão fresco). A temperatura média anual varia entre 14 e 17oC e a temperatura média dos meses mais frios fica entre 8 e 14o C, o que permite definir essa região como a mais fria do estado.
No que se refere à precipitação pluviométrica a média mensal é de 150,1 mm, sendo o mês mais chuvoso setembro com média de 196,3 mm. o mês que possui a menor média de precipitação é junho, atingindo apenas 117 mm de média. A média anual desses últimos anos (1998/2012) é de 1891,80 mm. A precipitação influencia diretamente na vegetação da região, pois é ela, associada aos solos que determinam o crescimento ou não da mesma.
A vegetação que predomina na região é a de campos, mas existe uma participação significativa da vegetação arbórea. Na região existe uma mata de araucária caracterizada pela presença do pinheiro brasileiro (Araucária angustifólia). Essa mata pode ser dividida em dois estratos, um inferior bem diversificado, composto por árvores mais baixas e muito ramificadas, e um superior onde predomina a araucária e o pinheiro-bravo (Podocarpus lambertii).

O turismo é representado principalmente pela implantação de novos estabelecimentos, como pousadas e hotéis voltados as classes sociais mais favorecidas economicamente que, por sua vez, usufruem dos mesmos. Além disso, o turismo influencia diretamente a economia do município gerando empregos e capacitando profissionais para trabalhar tanto na rede hoteleira quanto em passeios turísticos para as belezas naturais. O turismo, embora considerado Ecoturismo, ainda pode gerar impactos negativos ao ambiente, como poluição, ocupação irregular, devastação da vegetação, entre outros.
Extensos campos com paredões de até 1.200 metros de altura, florestas de araucária, rios, piscinas naturais, cachoeiras e cânions são elementos marcantes no cenário da Microrregião Campos de Cima da Serra. Os usos e costumes do povo serrano estão voltados para a cultura dos antigos tropeiros e do gaúcho. Na gastronomia, destaque para as comidas campeiras, como o feijão mexido, a paçoca de pinhão e os doces tradicionais do gaúcho serrano - doce de gila (doce de abóbora), ambrosia e maçã caramelada. A microrregião apresenta baixas temperaturas nos meses de inverno e costuma registrar temperaturas abaixo de zero, com eventuais precipitações de neve, fator que atrai muitos turistas.
Os segmentos de maior destaque são o ecoturismo, o turismo de aventura, – com atividades tais como rapel, passeios de bote, travessias de cânions , além do turismo rural, representado pelas atividades campeiras. Há também locais para a prática da pesca esportiva de diversas espécies de peixes, especialmente as trutas.
Os municípios de Cambará do Sul e São José dos Ausentes estão entre os principais destinos da microrregião. Entre seus atrativos estão os famosos cânions do Itaimbezinho, Fortaleza e o Pico Montenegro – o ponto mais alto do estado.

O Parque Nacional de Aparados da Serra e o Parque Nacional da Serra Geral figuram como importantes atrativos da Microrregião Campos de Cima da Serra.
COMO CHEGAR
Saindo de Porto Alegre: pela BR 116 até o entroncamento com RS-239. Segue-se pela RS-239 em direção à Taquara e depois pela RS-020 até São Francisco de Paula. Outra opção é ir direto à Taquara, via Cachoeirinha, pela RS-020 e então, até São Francisco de Paula. Partindo-se de Caxias do Sul pode-se optar pela RSC-453 seguindo até o entroncamento com a RS-020, em Tainhas, dirigindo-se, ao norte, para Cambará do Sul, e, ao sul, para São Francisco de Paula.
DISTÂNCIAS - De Porto Alegre
Bom Jesus - 220km
Cambará do Sul - 190km
Esmeralda - 302km
Jaquirana - 212km
São Francisco de Paula - 112km
São José dos Ausentes - 245km
Monte Alegre dos Campos - 264km
Muitos Capões - 270km
Vacaria - 237km 

Nenhum comentário:

Postar um comentário