Seguidores

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

O Guia Modelo & Condutor Ambiental-Reserva Ecológica do Taim

Estação Ecológica do Taim (ESEC Taim) é uma unidade de conservação de proteção integral da natureza localizada no sul doestado do Rio Grande do Sul, com aproximadamente 30% de seu território abrangendo o município de Rio Grande e 70% o de Santa Vitória do Palmar.
A administração da Estação está atualmente a cargo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), uma autarquiavinculada ao Ministério do Meio Ambiente.
A Estação Ecológica do Taim foi criada através do decreto nº 92.963, emitido em 21 de julho de 1986, com uma área de 32.038 hectares
A Estação está situada numa estreita faixa de terra entre o Oceano Atlântico e a Lagoa Mirim.[2] A planície costeira do Rio Grande do Sul apresenta áreas de grande expressão no contexto ambiental do extremo sul do Brasil, originadas pelos avanços e recuos do mar. Osbanhados do Taim apresentam diversificados ecossistemas e estão representados por praias lagunares e marinhas, lagoas, pântanos, campos, cordões e campos de dunas. É, assim, uma das principais estações ecológicas do Rio Grande do Sul e um dos principaisecossistemas do Brasil.
O acesso à Estação Ecológica do Taim se faz pela da BR-471, rodovia que atravessa longitudinalmente a área.
A reserva é casa de pelo menos 30 espécies diferentes de mamíferos e 250 aves, onde destacam-se animais como joão-de-barrobiguátachãmaçarico-pretogarça-mouracabeça-secasocozinhoximangomartim-pescadorcisne-de-pescoço-pretocoscorobamarrecão e marreca-piadeira. Entre os bichos de maior porte estão: tartarugacapivararatão-do-banhadocachorro do matolontratuco-tuco e jacaré-de-papo-amarelo.
flora é bastente diversa, apresentando figueirascorticeirasquaresmasorquídeasbroméliascactosjuncos e aguapés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário