Seguidores

quinta-feira, 21 de julho de 2016

O Guia Modelo-Igrejas-Catedral Metropolitana

   Ainda essa semana comentei em um post que Porto Alegre é a cidade que mais muda esculturas e monumentos de lugar, naquele momento estava me referindo à estátua do gaucho oriental que saiu da Avenida João Pessoa para a parte interna do mesmo parque em que estava o Parque Farroupilha, a famosa Redenção.
   Pois bem, nossa cidade não é conhecida só por isso tem tambem outra caracteristica tambem odiada pelos estudiosos e conhecedores de monumentos e obras de arte urbana, é a mania de derrubar prédios históricos. Não vou me aprofundar muito nessa história mas vou contar um fato acontecido na década de 20 quando a igreja mais famosa da cidade foi derrubada para dar lugar à outra no mesmo lugar, nascia alí a catedral metropolitana uma das mais bonitas do País.
   A antiga igreja existiu entre 1779 e 1919, e aí começou a ser erguida a catedral, as torres foram concluidas em 1971 e a cúpula em 1972 e a inauguração foi em 10 de agosto de 1986 com o pomposo nome de Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário