Seguidores

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

O Guia Modelo-Pequena História de Porto Alegre

     Os primeiros habitantes do entorno do Guaiba foram os índios guaranis. Mas a região começa a ser colonizada quando vieram de São Paulo, Jerônimo de Ornelas e seus tropeiros. Em 1735, Viamão passou a ser a sede de suas terras que incluiam a região onde hoje é o centro de Porto Alegre.
   Seus trabalhadores espalharam-se pelas margens do Guaiba, plantando trigo e criando gado.Muitas casas cobertas de palha podiam ser vistas na colina onde hoje é a rua Espirito Santo e a Coronel Auto.
   No verão de 1752 os ares de freguesia começaram a mudar. Chegaram 60 casais portugueses dos Açores, que estavam destinados a povoar o interior do Rio Grande do Sul.Eram cerca de 600 pessoas que terminaram por ficar no então Porto de São Francisco dos Casais, juntando-se aos povoadores paulistas.Festejamos a fundação de Porto Alegre em 26 de março de 1772. Foi nessa data que, o povoado foi elevado à condição de vila, desmembrando-se de Viamão. O nome foi alterado de Porto de São Francisco dos Casais para Nossa Senhora Madre de Deus de Porto Alegre.E foi com o melhor de cada um que hoje chegamos a ser uma metrópole cosmopolita, reconhecida como a capital da participação e da qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário